Lápide funerária mandada fazer por disposição testamentária

Lápide de calcário mais escuro e macio do que o lioz. Foi localizada, no início do século XX, embutida na fachada da capela de São Julião, disposta na vertical, truncada e desbastada em todo o comprimento do seu lado direito, numa faixa de pelo menos 4 cm, do que resultou a falta das primeiras letras de cada uma das suas cinco linhas. Atualmente, o seu paradeiro é desconhecido. O registo que foi feito na altura revela tratar-se de uma forma bastante arcaica, com um epitáfio simples, sem menção de parentesco ou afinidade entre testador e testamenteiro. A pontuação é redonda e só a necessária.
Na primeira linha, o
nomen
gravado do falecido poderia ser MASCELLIO. Antes do nome poderia estar, eventualmente, a inicial de um
praenomen
, se o tivesse. Na segunda linha falta a letra que formava a inicial do
praenomen
do seu pai. O nome Rufus, do indivíduo que cumpriu a disposição testamentária, é muito frequente e encontra-se registado, também, numa epígrafe da Louriceira.

Tipo de inscrição

Funerária

Idioma

Latim

Técnica

Gravação

Leitura

[... M]ASCELLIO / [...] F(ilio) . SEVERO / [...]IVS RVFVS / [EX TE]STAMENTO / [F(aciendum) .] C(uravit).

Tradução

A (...) Mascelio Severo, filho de (...), (...) Rufo, por disposição testamentária, mandou fazer (este monumento).

Localização atual

Desconhecida

Sugestões de Leitura

Belo, A. R. (1952) - Nótulas sobre arqueologia de Torres Vedras e seu termo: V - Epigrafia Luso-Romana. Badaladas. Torres Vedras: Fábrica da Igreja Paroquial de São Pedro e Santiago. 51: 01-04-1952, p. 2.

Guerra, A. (2004) - Uma perspectiva sobre a epigrafia funerária latina da região de Torres Vedras. In História da Morte (Turres Veteras; VI). Torres Vedras: Câmara Municipal de Torres Vedras - Instituto Alexandre Herculano, p. 70.

Mantas, V. G. (1982) - Inscrições romanas do Museu Municipal de Torres Vedras. Conimbriga. Coimbra: Instituto de Arqueologia da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. XXI, p. 78.

Código de identificação

LxRomana1113010