Epitáfio de Sextus Numisius Philocalus e de seu filho Sextus Numisius Nicephorus

Epitáfio de Sextus Numisius Philocalus,
liberto
de Sextus a que mais tarde foi acrescentado o nome de mais um defunto: o do seu filho, Sextus Numisius Nicephorus sepultado aos 18 anos no mesmo local que o pai. Este monumento funerário que assinalaria, nalguma das
necrópoles
da cidade de
Felicitas Iulia Olisipo
, o local onde repousavam os restos mortais dos dois defuntos, foi usado mais tarde, quando perdeu o seu significado e importância, como material de construção. É nessa condição que se mantém ainda hoje, integrando uma das paredes das muralhas do Castelo de São Jorge, na base de uma das portas do Castelejo.
Visitável

Tipo de inscrição

Funerária

Idioma

Latim

Técnica

Gravação

Leitura

SEX(tus) NVMI/SIVS SEX(ti) L(ibertus) PHI/LOCALVS/ H(ic) S(itus) E(st)/ SEX(tus) NUMISI[VS]/ NICEPHORV[S]/ F(ilius) ANN(orum) XVIII/ H(ic) S(itus) E(st)

Tradução

Sexto Numísio Filocalo, liberto de Sexto, aqui jaz. Sexto Numísio Niceforo, o filho de 18 anos, aqui jaz.

Localização atual

Castelo de São Jorge (reutilizado como material de construção no trecho da Cerca Velha que arranca do castelejo para sul, na base da porta)

Sugestões de Leitura

Ramirez Sádaba, J. L. (2002) - O homem e a morte na Lusitânia. In Ribeiro, J. C., coord. - Religiões da Lusitânia. Loquuntur Saxa. Lisboa: Museu Nacional de Arqueologia, pp. 301-305.

Salvado, S.; Ferreira, S. V. (1984) - Três inscrições romanas de Olisipo. Lisboa - Revista Municipal. Lisboa: Câmara Municipal de Lisboa. 2ª série. 8-10, pp. 8-16.

Silva, A. V. (1944) - Epigrafia de Olisipo (subsídios para a história da Lisboa romana). Lisboa: Câmara Municipal de Lisboa, pp. 105-106 (n.º 12).

Código de identificação

LxRomana1106033