Inscrição do proscaenium do teatro

Inscrição gravada na parede do
proscaenium
(muro que sustenta o palco) do teatro da cidade de
Felicitas Iulia Olisipo
. O texto comemora as obras de reconstrução e respectiva decoração do
proscaenium
e da
orchestra
(espaço semi-circular em frente do palco, onde se sentavam as pessoas ilustres da comunidade) daquele edifício, financiadas pelo
augustal
perpétuo (sacerdote de origem servil, responsável pelas cerimónias religiosas oficiais enquadradas no culto imperial), Caius Heius Primus, em 57 d.C., durante o principado do imperador Nero. A inscrição desenvolvia-se numa só linha ao longo de todo o
proscaenium
que era constituído por vários blocos em mármore cinza ou em lioz rosa, formando nichos quadrangulares e semi-circulares. Dos 25 blocos com inscrição registados aquando da descoberta das ruínas do teatro, no século XVIII, é conhecido presentemente o paradeiro de nove, cinco dos quais se apresentam na exposição permanente do Museu de Lisboa | Museu do Teatro Romano.
Visitável

Tipo de inscrição

Monumental

Idioma

Latim

Técnica

Gravação

Leitura

NERON[I] CLAVDIO DIVI CLAVDI F(ilio) GER(manici) [...] AESARIS[...] AESARI [...] AVG(usto) GERMANICO PONT(ifici) MAX(imo) TRIB(unitia) POT(estate) III IMP(eratori) III CO(n)S(uli) II Designato III PROSCAENIVM ET ORCHESTRAM CVM ORNAMENTIS AVGUSTALIS PERPETVVS C(aius) HEIVS PRIMVS [...]

Tradução

A Nero Cláudio Augusto, Germanico, filho do divino Cláudio [neto do César Germânico] César, Pontífice Máximo, no exercício do Poder Tribunício pela terceira vez, Imperador pela terceira vez, consul pela segunda vez e já designado para a terceira. O proscénio e a orquestra e respectiva ornamentação, o augustal perpétuo, Caio Heio Primo.

Localização atual

Museu de Lisboa - Teatro Romano

Sugestões de Leitura

Fernandes, L. S. (2005) - C. Heius Primus augustalis perpetuus. Teatro e encenação do poder em Olisipo. Mathesis. Viseu: Universidade Católica Portuguesa. 14, pp. 29-40.

Fernandes, L.; Caessa, A. (2006/2007) - O proscaenium do Teatro romano de Lisboa: aspectos arquitectónicos, escultóricos e epigráficos da renovação decorativa do espaço cénico. Arqueologia e História. Lisboa: Associação dos Arqueólogos Portugueses. 56/57, pp. 83-102.

Fernandes, L.; Loureiro, C.; Brazuna, S.; Sarrazola A.; Prata, S. (2015) - Paisagem urbana de Olisipo: fatias da história de uma cidade. Revista Portuguesa de Arqueologia. Lisboa: Direcção-Geral de Património Cultural. 18, pp. 203-224.

Fernandes, L.; Nogales Basarrate, T. (2018) - Teatro Romano de Olisipo: programas decorativos teatrales de Lusitania. Escultura Romana en Hispania (Actas de la VIII Reunión Internacional de Escultura Romana en Hispania - Universidad de Córdoba y Baena 5-8 octubre de 2016). Córdoba, pp. 432-455.

Garcia, J. M. (1991) - Religiões antigas de Portugal. Aditamentos e Observações às "Religiões da Lusitânia" de J. Leite de Vasconcelos: Fontes epigráficas. Lisboa: Imprensa Nacional Casa da Moeda, p. 469 (n.º 490).

Leite, A. C. (1994) - Elemento epigrafado do proscaenium (ficha n.º 233). Lisboa Subterrânea (Catálogo). Lisboa: Museu Nacional de Arqueologia e Electa, pp. 208-209.

Silva, A. V. (1944) - Epigrafia de Olisipo (subsídios para a história da Lisboa romana). Lisboa: Câmara Municipal de Lisboa, pp. 172-175 (n.º 70).

Links Úteis

Código de identificação

LxRomana1106008