Ex-voto a Liber Pater

Ara
(pequeno altar) consagrada a
Liber Pater
(divindade itálica de cariz naturalista ligada às ideias de abundância e excesso e por extenção, também ao vinho) por um indivíduo que se identifica com os seus três nomes abreviados - G(aius) R. T. - declarando ter cumprido de boa vontade a promessa que fez à divindade em favor de um outro indivíduo que é identificado pela palavra Avus. Esta palavra que pode ser traduzida em português por avô, tal como atualmente, tanto pode referir-se a um nome como ao grau de parentesco. De notar que esta epígrafe foi encontrada num local que em época romana seria de natureza rural (Poço de Cortes), sendo que o cultivo da vinha está atestado no
ager
olisiponense
.

Tipo de inscrição

Votiva

Idioma

Latim

Técnica

Gravação

Leitura

[P]ATRI LIBERO/ SACRVM/ G(aius) R(?) T(?) AVO/ V(otum) A(nimo) L(ibens) S(olvit)

Tradução

Consagrado a Pater Liber, Gaio R. T., em favor de Avo, cumpriu a promessa de boa vontade.

Localização atual

Museu de Lisboa | Palácio Pimenta

Localização do achado

Poço de Cortes, Lisboa

Sugestões de Leitura

Fernandes, L. S. (2002) - Os bosques e os campos e seus deuses no âmbito da província da Lusitânia. In Ribeiro, J. C., coord. - Religiões da Lusitânia. Loquuntur Saxa. Lisboa: Museu Nacional de Arqueologia, pp. 145-156.

Garcia, J. M. (1991) - Religiões antigas de Portugal. Aditamentos e Observações às "Religiões da Lusitânia" de J. Leite de Vasconcelos: Fontes epigráficas. Lisboa: Imprensa Nacional Casa da Moeda, p. 423 (n.º 388).

Ribeiro, J. C.; Fernandes, C. A. (2002) - Ara consagrada a Pater Liber por G. R. T.. In Ribeiro, J. C., coord. - Religiões da Lusitânia. Loquuntur Saxa. Lisboa: Museu Nacional de Arqueologia, p. 447.

Silva, A. V. (1944) - Epigrafia de Olisipo (subsídios para a história da Lisboa romana). Lisboa: Câmara Municipal de Lisboa, pp. 270-271 (n.º 144F).

Silva, A. V. da (1944) - Uma estação lusitano-romana no sítio de Poço do Cortes. Revista Municipal. Lisboa: Câmara Municipal de Lisboa. 20 e 21. 1º e 2º trimestre, pp. 37-41.

Links Úteis

Museu de Lisboa - Palácio Pimenta - https://museudelisboa.pt/pt/nucleos/palacio-pimenta

Código de identificação

LxRomana1106024